quinta-feira, 9 de julho de 2009

Caixa Mágica que Tem no Shopping

Boa noite, caros fregueses!

Agora que estou em férias estou tendo bastante tempo para ver filmes e ler, então gostaria de dividir um pouco disso com todos como meu amigo
Thomaz fez em seu blog. Tentarei condensar meu critério em filmes ao máximo para conseguir fazer um Top 10 e um pequeno comentário sobre cada um. Espero que essa lista sirva de alguma coisa para alguém, principalmente nessas férias, pois acho que cada item dessa lista é indispensável para qualquer fã ou entusiasta de cinema deve ver.
Aqui vai:

10º - Onde os Fracos Não Têm Vez (No Country for Old Man, EUA, 2007)
Interessantíssimo filme dos Irmãos Coen. O filme consegue ser um dos melhores suspenses que já vi sem quase possuir trilha sonora alguma! Ainda mais com o ganhador do Oscar de melhor ator coadjuvante Javier Bardem interpretando um dos maiores vilões do cinem: Anton Chigurh, que é um daqueles que você reza para que não existão. Filme genial! Tenso do começo ao fim.



9º - Laranja Mecânica (Clockwork Orange, Inglaterra, 1971)
Adaptação do livro de mesmo nome de Anthony Burgess por ninguém menos que Stanley Kubrick. E se eu precisasse dizer mais alguma coisa, diria que é um filme ótimo para quem gosta de leite, ultra-violência e Beethoven. Um Must See, caros drugos!



8º - Monty Phyton Em Busca do Cálice Sagrado (Monty Python and the Holy Grail, Inglaterra, 1975)
Melhor filme de comédia que já vi. Monty Phyton é genial, até cheguei a apresentar um esquete deles no Cotil Arte esse ano, pra quem não viu. Mas infelizmente não são todos que tendem a gostar desse tipo de humor. Eu particularmente amo. Aways looking at bright side of life :)



7º - Metropolis (Metropolis, Japão, 2001)
Animação baseada no mangá de Osamu Tesuka, obra prima dos animes japoneses. Também tem a melhor cena que já vi em uma animação na minha vida. I caaan’t stop loooving you ~



6º - A Viagem de Chihiro (Sen to Chihiro no Kamikakushi, Japão, 2001)
Hayao Miyasaki e Studio Ghibli. Ganhou Oscar de melhor animação, mas não creio que isso pese muito. O que mais importa é o sorriso que você ganha depois de assistir. É uma coisa mágica, assim como todos os outros filmes do Ghibli. Até mesmo eu, quando se fala em Ghibli, não sou mais do que um fanboyzinho tosco.



5º - Clube da Luta (Fight Club, EUA, 1999)
Na minha opinião, o que faz um filme ser bom não é o quão ele é bem feito ou profundo, e sim o que ele nos faz sentir. Quando terminei de vê-lo pela primeira vez quase que virei um anarquista. Baseado no romance de mesmo nome do excêntrico e brilhante Chuck Palahniuk.



4º - Trainspotting (Trainspotting, Inglaterra, 1996)
Melhor filme de Danny Boyle na minha opinião. Muito sexo, drogas e nem tanto Rock’n Roll assim. O que mais impressiona no filme é seu ritmo: parece que o filme corre. Choose a big fucking television for this one!



3º - O Poderoso Chefão (The Godfather, EUA, 1972)
Res ipsa loquitur. Não precisaria nem comentar o filme de Coppola que é considerado por muitos o melhor filme de todos os tempos. Mas para os que ainda não viram (seus malucos!) vou tentar falar por cima. O filme possui Marlon Brando e Al Pacino em seus melhores papeis do cinema, seguindo a história do romance de Mario Puzo e orquestrado perfeitamente por Nico Rota. Tudo isso regido por ninguém menos que Francis Ford Coppola. Pra aqueles que não viram, vê-lo é uma oferta que ninguém poderá recusar ;D


2º - Blade Runner, o Caçador de Andróides (Blade Runner, EUA, 1982)
Em primeiro lugar devemos agradecer a nossa querida tradução brasileira por não ter traduzido Blade Runner, que ficaria algo como “O Corredor Faca”, e odiar-la por ter inserido “o Caçador de Andróides” no nome, o que não faz o menor sentido, pois no filme não há andróide algum.
Melhor papel de Harrison Ford, junto com Hans Solo de Star Wars, que faz a metade do filme ser o que é. A outra metade é a trilha sonora de Vangelis que não só casou perfeitamente com o filme como o deixou fascinante.



"I've seen things you people wouldn't believe. Attack ships on fire off the
shoulder of Orion. I watched C-beams glitter in the dark near the Tannhauser
gate. All those moments will be lost in time, like tears in rain."


1º - Taxi Driver (Taxi Driver, EUA, 1976)
Taxi Driver é o filme em que você percebe que Robert De Niro é o melhor ator do mundo. Não tenho muito que falar dele, pois acho que só o filme pode falar por si próprio. Sinceramente não sei dizer porque gostei tanto do filme, talvez eu tenha me identificado com ele, ou com a trilha sonora, mas o certo é que nunca vi coisa igual. Se não viram ainda, não tenho como recomendar ainda mais esse filme.



“Are you talking to me?”


Obs: Que fique claro que seria impossível fazer um TOP10 dos melhores filmes que vi. Coloquei aqui apenas os que achei que deveria colocar na hora e que acho que todos deveriam ver. Comentem o que acharam e o que deveria ter sido incluído, pois o que faz um bom bar são os fregueses.

Au Revoir :)

5 comentários:

Maryani.Fuzetti disse...

uhul. curti seu top 10, logo vc falando de filmes . q coisa estranha e fora do comum ne ? aushahs
tem uns filmes dessa lista q ainda naum vi. mas preetendo ver ! :D

Gá disse...

"Trainspotting"
Fiquei com vontade de assistir :P

No mais, gostei do post, assistirei as recomendações ^^

Abraço.

Mogle disse...

velho... vc conseguiu fazer uma lista de filmes q faz 17 anos e 7 meses q tenho vontade de ver... tenho vontade de vê-los antes de alguns deles existirem. Já assisti miseros 4 de 10, prometo q nessas férias aumentarei esta medíocre quantidade. Excelente lista, único filme q não conheço é o Metropolis, aliás, conheço um Metropolis da década de 30, um clássico do cinema q, para variar, não assisti!

Unknown disse...

A Viagem de Chihiro é realmente uma obra de arte em termos de animação, Hayao Miyazaki não só foi como é genial até hoje nos seus roteiros.

Trainspotting, certo, faltou falar do toque de perfeição do filme, a trilha sonora, esse sim não iria cair fora de nenhum top 10 sobre o assunto... quase que imbativel

Godfather... no comments... nem é preciso falar nada...

Taxe Driver tem De Niro eternamente na melhor forma... foda mesmo, reforço sua recomendação...

os outros, merecem a atenção.... Javier Bardem com um papel inesquecivel, Monty Python com humor otimo e até esquecido por quase todos filmes da atualidade.
mas Clockwork Orange cara... pqp... te fode....

voce sabe que se eu nao te criticar nao vai ser eu... enjoy

e o zé é viado (adiantando pq ele logo vem falando merda pra mim)

Tuma disse...

Hmmm, ótimo post, muito bacana mesmo (quero ver o dos livros tb).

Holy Grail, Gofather, Taxi Driver, Clockwork e Blade Runner entram no meu TOP 100, com certeza. No Country é foda tb, mas não consta dos preferidos.

Baixei todos os filmes do Miyazaki no Estúdio Ghibli(menos Porco Rosso e Ponyo), mas não vi ainda - mas Mononoke, Nausicaä e Chihiro são fodas, claro. Metropolis queria achar pra ver de novo, realmente a cena que vc citou é suprema.

De Trainspotting e Fight Club não gosto não. Acho que eles tem muito estilo e pouco conteúdo, especialmente o segundo.

Anyway, ótimo post, como já disse.

So long, and thanks for all the quoting!