quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Capuccino de Schrödinger

Erwin Schrödinger foi um físico famoso por criar a teoria do "Gato de Schrödinger" que funciona da seguinte maneira: se pega um gato e o prende em uma caixa junto com um pequeno material radioativo ligado ao dispositivo que aciona um martelo que fica acima de um frasco de veneno, tudo isso de maneira que o gato não interfira diretamente nos outros materiais. A probabilidade de o material radioativo decair fazendo que acione o dispositivo do martelo, quebrando o frasco de veneno e consequentemente matando o gato, são as mesmas de ele não o fazer e nada disso acontecer. O único jeito de descobrir o que aconteceu é abrindo a tampa da caixa. Assim veríamos se o gato está vivo ou morto, mas enquanto não abrirmos, o gato estará teoricamente vivo e morto ao mesmo tempo.


Sem mais nomes difíceis e lógicas complicadas, digo que o nosso capuccino funciona da mesma maneira. Enquanto ninguém o bebe, ele é bom e ruim ao mesmo tempo e a única maneira de descobrir é provando.

6 comentários:

Tiago Abrahão disse...

Agradecimentos a Thomaz Amâncio por ter me dado a idéia do post e ter me apoiado tanto para a existência do CQ.

Unknown disse...

Só há um problema, se você demorar de mais para beber, o capuccino vai ficar gelado, o mesmo se você beber muito cedo, porque você vai se queimar.

Então, sirva-me logo um capuccino!!!

Anônimo disse...

Por que? Vc quer se queimar?

Unknown disse...

Não, o café não vai começar a esfriar até que ele seja servido.

Anônimo disse...

cães tomam café? o_o

já que eu passei por aqui, me sirva um capuccino também

Raquel disse...

Minha banda vai se chamar Schrödinger's Cats. Só preciso de integrantes que saibam tocar algo que produza som agradável.
Adorei seu blog-bar, passarei a tomr meus cafés da manhã aqui.
Queria criar um (que não fosse bar), mas não tenho idéias de nomes... então vou procrastinando sua criação.